apoio:
O começo da pesquisa
Da ideia à aprovação

Daniel Gambaro
20 de dezembro de 2024
Esta pesquisa teve início muito antes de começar. Por volta de abril de 2023, procurei o prof. Michel Nicolau Netto, da Unicamp, com a proposta de realização de uma pesquisa de pós-doutorado junto ao IFCH. Inicialmente, a investigação se centraria na intersecção da cultura pop em podcasts, com foco nos reflexos políticos mais gerais. O problema: como venho da Comunicação, naturalmente o projeto carecia de uma aproximação maior com a Sociologia, já que meu desejo e minha proposta era trabalhar na intersecção dos dois campos do saber.
Após muitas conversas, fechamos no recorte atual - o perfil dos podcasts e podcasters que falam sobre política e servem, para muitas pessoas, como fontes confiáveis de informação. Este, aliás, é um tema cada vez mais urgente.
Como a pesquisa se tornou bastante extensa, fizemos uma reconfiguração fundamental: para que eu pudesse realizar uma investigação com qualidade, a dedicação exclusiva se tornou necessária. Entramos, então, com pedido de bolsa na Fapesp.
A proposta foi discutida e rediscutida, preparada e afinada ao longo de 2023. O pedido foi submetido à Fapesp ao final do ano. Em março de 2024, fui oficialmente aceito como pesquisador pós-doc no IFCH e iniciei os preparatórios da investigação enquanto aguardava o o retorno da Fapesp.
Ao longo do ano, inúmeros desafios pessoais se mesclaram aos desafios deste levantamento. Além disso, a bolsa foi recusada na primeira rodada de avaliações. Foi com as indicações valiosas dos pareceristas que chegamos à versão finalmente aprovada (a segunda submetida à Fapesp, a quinta desde o início das discussões). Em outubro, a Fapesp concedeu a bolsa de pesquisa, cujo prazo se iniciou em dezembro de 2024.