apoio:

visões de brasil nos podcasts sobre política
Bem-vind@s! Este é o website de divulgação científica da pesquisa de pós-doutorado cujo título completo é Visões de Brasil nos podcasts sobre política:
perfil dos produtores, forma e conteúdo como geradores de reconhecimento e identificação. Aqui, você encontrará links para os resultados produzidos, material complementar e notícias do andamento da investigação. Logo abaixo, nesta mesma página, apresento informações básicas do projeto.
A pesquisa é conduzida por mim, Prof. Daniel Gambaro, junto ao Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, o IFCH, da Unicamp, com supervisão do Prof. Dr. Michel Nicolau Netto.
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo financia esta investigação desde dezembro/2024 (Processo 2023/15121-0).
Foto de @felipepelaquim na Unplash
Esta pesquisa investiga o podcasting sobre política no Brasil, em busca de correspondências entre os perfis que os podcasters apresentam à audiência, as estratégias de viabilidade e manutenção financeira, e formatos, conteúdos e estratégias de engajamento de audiência dos programas.
O contexto desta investigação é marcado por disputas entre “visões de Brasil” que se vinculam a tomadas de posição distintas no espectro político contemporâneo. A organização do podcasting no Brasil, observada por meio de uma sociografia dos produtores, exemplifica as relações sociais e políticas construídas nos bastidores midiáticos. Assim, permite também vislumbrar, ao menos um pouco, as estratégias de circulação das ideias correspondentes aos diferentes posicionamentos no campo político.
Em fase de consolidação, o podcasting representa mais um espaço de difusão de vozes diversas e, dado o caráter de sua tecnologia, oferece amplo potencial de vinculação e identidade. Assim como no rádio, a linguagem do podcasting promove certo senso de intimidade e imersão do ouvinte. Além disso, a portabilidade e a facilidade de acesso tornam esta uma prática cotidiana carregada de valores das mídias digitais.
A hipótese central a ser investigada é que encontraremos correspondências entre estratégias de produção e circulação de podcasts e conjuntos de produtores ideologicamente alinhados a uma determinada fração do campo político. Assim, esta pesquisa buscará descrever as características formais das produções e conteúdo que caracterizam padrões nos podcasts, vinculados às disputas por uma definição legítima do mundo social - as “visões de Brasil”. A pesquisa também supõe que esses mesmos padrões atuam como códigos que promovem identificação da audiência e seu engajamento, por vezes, militante.